Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

Energia

 

Origine Energia, sustentável de verdade.

O Grupo Origine adota, em suas diretrizes, apoiar e utilizar o uso de tecnologias limpas, a buscar soluções que promovam o menor impacto no meio ambiente. Assim, nos seus negócios, a governança trabalha com foco para a gestão Resíduo Zero, bem como apoiar a transferência de eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico para a rede de distribuição. Esse sistema tem como componente a radiação solar, que a partir de um dispositivo eletrônico – a célula solar – é capaz de converter a luz solar diretamente em eletricidade.

O Brasil atravessa um momento único em sua história, aliado a uma consciência global de políticas voltadas à necessidade urgente de maximização da capacidade energética de forma sustentável. O país se apresenta como uma oportunidade única para investimentos no ambiente de energia renovável. A matriz energética do Brasil é constituída, predominantemente, por geração hidroelétrica, sendo complementada por outras fontes. Em grande parte, seu sistema de produção e transmissão de energia elétrica é um sistema hidrotérmico de grande porte.

A região Amazônica, por não estar interligada ao SIN (Sistema Interligado Nacional) devido às suas características geográficas e ambientais, e possuir, grande parque térmico de geração a óleo diesel, apresenta as melhores oportunidades para desenvolvimento de projetos alternativos de geração de energia a partir de fontes limpas, além de proporcionar o enquadramento desses projetos.

Nas regiões Amazônicas, estima-se um potencial em torno de 500 MW de geração de energia elétrica passível de substituição das termoelétricas a óleo diesel, diminuindo o impacto ambiental, a emissão de poluentes, preservando a Amazônia, fonte de vida e de energia natural para o mundo.

Considerando as diversas fontes de geração de energia elétrica, a fonte solar fotovoltaica é a que mais tem atrativos com potencial para aplicação na região, quando comparada com as demais (hídrica, eólicas, biomassa, por exemplo) já que possui significativa disponibilidade de insolação, rápida implantação e baixíssimo impacto ambiental, além de custos atrativos quando concorre com a geração termoelétrica a óleo diesel.

Com essa visão, o Grupo Origine pretende investir e promover junto à sua rede de parceiros, que tem na sua base a geração de energia com usinas termoelétricas movidas a motogeradores diesel elétricos, a implantação de energia sustentável com centrais fotovoltaicas.

Dessa forma, a partir de estudos do Grupo Origine que prevêm viabilidade técnica econômica consistente se consegue a maximização da rentabilidade e retorno para seus realizadores e parceiros empresariais do Origine.

A empresa do Grupo Origine que atua nessa plataforma é a Origine S.A.